Você sabe o que é design de produtos? “Ah, é uma atividade que trabalha na criação de produtos!”. Bom essa pode ser a resposta de diversas pessoas, afinal a denominação parece óbvia e pode indicar ao certo a função, mas não é bem isso, ou melhor as atribuições vão além de desenvolver artes para a criação de itens.

Cabe ao designer de produtos toda a responsabilidade pelo planejamento e desenvolvimento dos itens que são produzidos. Antes da elaboração e produção, é preciso fazer um estudo e trabalhar a estética associada com a funcionalidade. Essas duas questões precisam estar alinhadas para que o produto seja confeccionado com alto índice de perfeição, ou seja, além de atraente tem que ser eficiente, seguro e funcional.

Além disso, a profissão necessita de análise da demanda e necessidades do mercado, conhecimento em gestão, coleção e seleção de produtos, entender as inovações tecnológicas e verificar a viabilidade técnica, entre outras atividades que possam agregar valor a uma marca.

Agora que já sabemos a definição do design de produtos, vamos a algumas curiosidades e dúvidas a referente ao universo dessa profissão. Confira:

Funcionalidades que você nunca imaginou, mas o designer de produtos sim

Existem diversos produtos e alguns têm algumas características que poucos sabem que são funcionais, e acham apenas que é por estética. Como, por exemplo, você sabe por que as garrafas de cerveja são marrons? A cor marrom ajuda a bloquear a luz ultravioleta, que pode estragar a bebida.

Outro exemplo é: a bola de golfe. Nota-se que as bolinhas contêm em sua extremidade pequenos furinhos. Isso tem uma justificativa. Essas camadas ajudam na aerodinâmica deste objeto, criando turbulências na camada de ar em volta da bola.

Já ouviu falar em UX Design?

UX Design é a ciência que pensa exclusivamente na relação de um produto com o usuário, buscando torná-la mais natural e simples. O User Experience Design – ou design da experiência do usuário – se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço, com as pessoas. Este produto/serviço pode ser um website, um aplicativo, uma máquina, um dispositivo móvel, ponto de venda, entre outras plataformas de interação.

A aplicação do UX Design pode ser feita com qualquer marca, produto ou serviço, uma vez que se baseia em interações humanas. Essas interações podem ser feitas com um sistema, website, loja, atendimento telefônico ou painel de controle.

A garrafa da Coca Cola

De olho na importância do design para o seu sucesso, depois de já ser a número 1 dos Estados Unidos a marca resolveu que seu produto não podia ter uma embalagem convencional como a dos concorrentes. Foi aí que, em 1916, surgiu a famosa garrafa ícone da empresa, com contornos suaves e um visual completamente diferente do que era utilizado naquela época, cravando de vez o nome da Coca-Cola na história e mostrando que ela não seria apenas mais um refrigerante.

Gostou deste artigo? Curta, compartilhe e escreva nos comentários suas dúvidas e sugestão.

Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Grande Minas - Experiência Chevrolet
Whisky Rural - Rótulos
Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Generated by Feedzy