Você já parou para pensar que alguns termos usados pelas agências de publicidade podem ser difícil para os clientes compreender? Mídia, pauta, leads, spot, VT’s, conteúdo. São algumas expressões utilizadas pelas agências, que causam algumas dúvidas e tornar o diálogo um pouco “incompreensível”.

Pelo lado das agências, esses termos são denominações simples e importantes para o desenvolvimento do trabalho, sendo sua compreensão entre os envolvidos fundamental. Ao contrário do que muitos imaginam, as expressões não são usadas por “elegância ou sofisticação”, mas para resumir os seus significados de maneira mais fácil e rápida. Afinal, já imaginou se a cada pedido ou conversa com o cliente, as agências precisarem explicar o que são as expressões e termos?

Pensando nisso, nós da Agência Ápice, preparamos uma pequena explicação sobre alguns termos e expressões que são utilizadas diariamente em conversa com os clientes. Confira:

BRIEFING

O briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações, como dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.

BRAINSTORMING

É uma técnica de discussão em grupo, onde todos geram ideias espontâneas para chegar a resultados mais criativos para um objetivo ou para resolver um problema.

MARKETING 360º

É um formato de trabalho que abrange estratégias integradas para o meio on e offline para a distribuição da informações de forma homogênea.

MARKETING DIGITAL/strong>
São estratégias de ações de marketing aplicadas ao meio digital, tem como objetivo atrair clientes e gerar negócios para uma empresa ou profissional.

SEO

A sigla significa “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”. Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes de um site, ou seja, aumentar os acessos e melhorar seus resultados.

LEAD

Em marketing digital, lead é um visitante que informou seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo relacionado ao seu negócio. Ou seja, alguém que está ao alcance da sua empresa, independente do canal onde está conectado. Um lead qualificado é um potencial consumidor de uma marca. Alguém que está pronto para receber uma oferta. Esse interesse pode ser identificado à partir de técnicas de marketing de conteúdo ou pela demonstração direta ao interesse de compra.

ENGAJAMENTO
São as interações que os usuários têm com os conteúdos publicados, podendo ser medidos em curtidas, comentários, respostas, cliques nos links, entre outros.

LANDING PAGE
É uma página composta sempre de informações algum botão ou formulário para cadastro. Uma página que atua como filtro de público e porta de entrada para que visitantes se tornem leads.

MARKET SHARE

A expressão refere-se à quota que uma determinada empresa tem na sua área de atuação ou no segmento de qualquer produto. É um índice que avalia a participação no consumo de um determinado produto, mostrando a força de penetração da marca.

LOGOTIPO

Consiste na representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. O logo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação sentimental e cognitiva com os consumidores.

IDENTIDADE VISUAL
Identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. O logotipo é parte de uma identidade visual. Uma boa marca precisa ter uma padronização estética capaz de permitir que o consumidor a reconheça mesmo quando o logotipo não está presente. Esse conjunto normalmente é formato por padronização de cores, formas, elementos de apoio, filtros fotográficos e outros elementos que levam a uma unidade visual cognitiva.

BRANDING

O Branding é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

A campanha consiste em uma estratégia para alcançar objetivos ou metas. Uma campanha é composta basicamente pela apresentação da estratégia, o plano de ação, listando o passo a passo do que será realizado, o cronograma, as peças de comunicação (normalmente peças gráficas e digitais) e a relação de mídias utilizadas para que a comunicação seja recebida pelo público-alvo. A agência é responsável por elabora a estratégia, produz anúncios e conteúdos, além de identificar as melhores maneira de divulgação para lançar a campanha e, quando necessário, mensurar os resultados obtidos.

MOTE

É uma sentença ou frase que serve como base ou tema da campanha. É a definição do discurso.

DEADLINE

Como o próprio nome dia, é o “fim da linha”, ou seja, o prazo final. Geralmente usado no mundo dos projetos, negócios e marketing, para especificar que o prazo para entrega de determinada tarefa está chegando ao fim.

SPOT

Os spot’s de rádio são peças sonoras exibidas dentro da programação de uma emissora de rádio, durante os intervalos comerciais. Pode ter apenas voz ou fundo musical.

Jingle

A grosso modo, o jingle é um spot cantado. Sua letra é criada com o objetivo de passar a mensagem de forma agradável e de facilitar a memorização do ouvinte.

CRIAÇÃO GRÁFICA

A criação gráfica consiste no desenvolvimento de peças gráficas, impressas ou não, como cartões de visitas, envelopes, pastas comerciais, papel timbrado, posts para mídias sociais, etc. Eenfim, várias peças que referente a identidade visual do negócio.

Gostou deste artigo? Então escreva nos comentários suas dúvidas e sugestão.

Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Grande Minas - Experiência Chevrolet
Whisky Rural - Rótulos
Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Generated by Feedzy