Com o passar dos anos, a profissão de designer tem se tornado cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Isso se explica pela competitividade do mercado, já que as empresas buscam se diferenciar uma das outras apresentando uma imagem visual sofisticada, moderna e estudada por esse profissional.

Com isso, a profissão designer ganhou ao longo dos anos prestígio entre as pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho. A escolha por essa profissão está associada também às diversas possibilidades de atuação dentro do mercado. Pensando nisso, a Agência Ápice listou 24 tipos de designer e as respectivas áreas de atuação. Confira:

Game Designer

Ao contrário do que se imaginam, os games se tornaram muito mais que uma diversão. Com a potencialização da internet, eles ganharam o mercado também por sua funcionalidade em unir entretenimento e conteúdo educativo ou explicativo. Com isso, o designer ganhou ainda mais importância neste segmento de atuação, sendo cada vez mais requisitado para desenvolver suas habilidades de projetar games digitais para diferentes plataformas, além de elaborar animação e modelagem em 3D.

Brand Designer

O brand designer tem uma importância absoluta para as organizações. Ele é responsável por construir e gerenciar marcas, sendo capacitado para que a identidade visual, logo e nome da empresa estejam relacionadas e associadas, tudo baseado na história e nos propósitos da empresa.

Designer de Joias

Esse especialista é capacitado para elaboração de projetos para joalherias e indústrias do segmento de joias. Neste caso, o profissional trabalha com domínio sobre as cores, combinações de pedras e metais, além de estar ciente da necessidade da estética dos produtos.

Designer de Carros

Apesar de pouco requisitado no Brasil, o designer de carro é uma grande oportunidade para quem busca ingressar na área. No entanto, nesta área, o profissional deverá buscar por conhecimento através das especializações de designer de produtos ou desenho industrial, já que não existe uma especialização para esse segmento de designer de carros. Se você tem desenvoltura em desenhar e um senso de estética apurada é uma boa opção para ter sucesso na profissão.

Ilustrador

Esse segmento é um dos mais comuns entre as áreas de atuação de um designer. A ilustração faz parte do cotidiano das empresas, já que a imagem é usada para acompanhar e explicar um texto em questão. Neste segmento, os profissionais, em grande maioria, estão inseridos em agências de design, publicidade e propaganda ou em redações de jornais, revistas e livros.

Ecodesign

Com os recursos naturais cada vez mais escassos, a preocupação das pessoas em todo o mundo com a sustentabilidade do planeta e os cuidados que a natureza aumentaram consideravelmente na última década. Com isso, surgiu no mercado de criação uma função nobre, o ecodesign. Sendo ele responsável por desenvolver produtos e serviços sustentáveis e que diminuam o impacto ambiental.

Diagramador

Outra área de atuação dos designers é a de diagramador. O diagramador desenvolve a habilidade de distribuir os elementos gráficos em uma página impressa ou outros meios. O principal objetivo do designer é estabelecer uma hierarquia tipográfica e priorizar a legibilidade. Este segmento é requisitado em empresas de mídias, como jornais, livros, revistas, propaganda, websites, etc.

Grafiteiro

Os grafiteiros não é apenas uma pintura qualquer. Para ter um trabalho respeitado e conceitual é importante que exista um projeto estruturado e muita criatividade. Com isso, o designer surge também com a opção de inserção no mercado de artes plásticas e ilustrações.

Type Designer

Uma das atividades mais antigas do designer é a criação de fontes e famílias tipográficas. Com isso, cabe ao type designer a elaboração desta atividade. Com o surgimento dos computadores e softwares, essa área de atuação cresceu e se tornou indispensável para a criação e desenvolvimento de qualquer criação.

Fotógrafo

Agregar as habilidades de designer conhecimento de fotografia é de grande valor ao profissional. Já que a fotografia anda lado a lado com os profissionais da criação, por isso, grande parte dos designers optam por se especializar também como fotógrafos. Afinal, a unificação da criatividade com olhar refinado e conhecimentos técnicos ajuda a elaborar peças de comunicação com grande eficiência.

Web Designer

Essa área de atuação é uma das mais recentes e promissoras do design. O profissional de web designer se dedica em elaborar páginas para web com conhecimentos sobre os princípios e fundamentos do designer, como lógica de programação, linguagem e percepção estética para um resultado final eficiente.

Think Designer

Trabalhar com um conjunto de metodologias e reflexões teóricas, além de encontrar soluções para os atuais problemas de comunicação e de design em geral, essa é a função do trink designer. Este profissional deve leva em consideração o papel dos indivíduos e da cultura para o processo criativo e busca por inovação.

Designer Hipster

Design hipster não é uma especialização do design e pode ser entendida como um estilo de vida ou identificação com a chamada cultura Hipster. Entre outras características, o Hipster se identifica com os estilos, linguagens e objetos “retrô” ou “vintage”.

Character Designer

O character designer é um profissional que oferecer seu talento em ilustração para criar projetos de identidade visual em mascotes para empresas e também para indústria de entretenimento.

Animador

A maioria dos profissionais desta área também trabalha com a criação de personagens e ilustração. O animador pode oferecer seu talento para o cinema, a propaganda, a televisão, web e etc. Mais do que dominar os softwares de criação, o animador também precisa aprender sobre desenho, luz e sombra, perspectiva, proporção, entre outros conhecimentos específicos.

Toy designer

No Brasil, o mercado para o toy designer está em constante crescimento. Esse profissional é responsável pela criação de brinquedos. Os brinquedos não fazem parte somente do universo infantil e atualmente existem diferentes grupos que adoram colecionar inúmeros objetos da cultura pop.

Videografista

Assim como o fotógrafo, o videografista é um profissional que trabalha em conjunto com os designers, publicitários e comunicadores em geral. Diante disso, o profissional que adquire conhecimento em vídeo ganham muito espaço no mercado de cinematográfica, televisiva, etc.

Artes

O surgimento do designer gráfico está associado aos conhecimentos em artes plásticas e design. Antes de a profissão existir muitos artistas plásticos eram recrutados por empresas para a criação de logotipos e materiais de divulgação.

Marketeiro

Possuir conhecimento aprofundado em marketing é ideal para quem busca atuar com designer marketeiro. Esse profissional deve estudar e se especializar sobre o comportamento de consumo, as estratégias de venda, as ferramentas de gestão e assim por diante.

Designer de cadeiras

O designer de cadeiras precisa ter conhecimento em ergonomia, geometria e antropologia social. Esse profissional tem como opções para se especializar conhecimento em design de produtos e móveis.

3D designer

O 3D designer é o profissional que trabalha com a criação e modelagem tridimensional. Esse profissional atua com as técnicas de criação em 3D e desenvolvem projetos de decoração, engenharia, arquitetura, design de móveis e também para o cinema e entretenimento.

Estilista

O profissional que deseja seguir para a área de atuação de estilista precisa ter criatividade e conhecimento sobre moda, tipos de tecidos, teoria das cores, grifes famosas e tudo o que for relacionado a este universo tão amplo.

Designer DIY

A expressão diy é um termo em inglês que significa design it yourself. Na tradução para o português é projete você mesmo. Esse profissional está associado ao trabalho de um artesão, que consiste em criar e dar utilidade para os objetos.

Comment (1)

  • O papel da identidade corporativa na criação de uma imagem favorável para empresa – BMF Finanças e Tecnologia

    […] identidade corporativa implica a necessidade de usar uma abordagem unificada no design de produtos publicitários e comerciais, uniformes e embalagens, materiais de PDV, etc. Sua principal tarefa é […]

Comments are closed.

Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Grande Minas - Experiência Chevrolet
Whisky Rural - Rótulos
Minascasa - Saldão 2024
Bulbo Raiz - Campanha Finalizador de cachos
Be Honest - Beer Honest
Generated by Feedzy